É a sua 1ª vez? Clica aqui!



O ENECOM É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA!


Assistir aula, fazer trabalhos, ir para o estágio, namorar... De uns dias pra cá deixamos todas as outras tarefas de lado e ficamos com apenas uma: construir o Enecom. Tudo para garantir um espaço onde você possa conhecer a Enecos, discutir comunicação, sociedade e aprender muito em contato com estudantes de outras partes do Brasil. 
Mas agora é a sua vez de fazer parte dessa Comissão Organizadora. A partir de hoje você tem as mesmas tarefas que a gente: carregar o lixo, correr atrás de microfone, guardar cadeiras, limpar o restaurante universitário e mobilizar para os espaços. Com a sua ajuda, temos a garantia de um encontro organizado e produtivo para todos. 
E para organizar tais tarefas (o quadro com divisão de tarefas por brigada estará exposto no credenciamento e alojamentos), a Enecos tem adotado a política de brigadas, que são fundamentais na organização do encontro. Cada uma delas é responsável, em um dia  específico, pela limpeza dos espaços, por acordar as delegações, pelas refeições e pelas místicas. Por isso, as brigadas se reúnem diariamente depois do café da manhã para decidir o que é preciso fazer durante o dia. Elas são compostas por estudantes de diferentes estados e, no Enecom 2011, serão temáticas, tomando como referência alguns movimentos:


Brigada dos Cabanos - A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840, na província do Grão-Pará (atual estado do Pará). Recebeu este nome pelo fato de parte dos revoltosos ser formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.


Brigada de Jirau - No dia 15 de março de 2011, iniciou-se um motim entre os trabalhadores empregados na construção da usina de Jirau (RO), protestando contra as condições de trabalho e segurança. Em 14 de março de 2009, o Brasil foi condenado simbolicamente pelo Tribunal da Água - uma corte de ética dentro do Fórum Mundial da Água realizado em Istambul - por construir as duas usinas no rio Madeira, as quais ameaçam a vida da população indígena, além de alterar os ciclos fluviais e a biodiversidade.


Brigada do Xingu - 100 km da Volta Grande do Rio Xingu irá secar com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, prejudicando mais de 15 mil indígenas e assolando toda a biodiversidade local. Belo Monte também expulsará mais de 40 mil pessoas de suas casas e terras.


Brigada Portas do Sol - Em 15 de maio de 2011, a praça mais central de Madri, a Puerta del Sol, se converteu em um acampamento em que centenas de pessoas protestaram pela situação política e econômica na Espanha. Nos dias que antecederam às eleições, a praça era um fervedouro de jovens, velhos e crianças, unidos pelo lema "estes políticos não nos representam", exigindo de seus governantes mais honradez, responsabilidade e transparência.


Brigada 17 de Abril - Em 17 de abril de 1996, policiais militares protagonizaram o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou marca na história do país, como uma das ações policiais mais violentas do Brasil. Em 2002, essa data foi instituída como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.


Brigada de Palmares - O Quilombo dos Palmares foi o mais emblemático dos quilombos formados no Brasil. Surgiu a partir da reunião de negros fugidos da escravidão nos engenhos de açúcar da Zona da Mata nordestina, em torno do ano de 1600. Eles se estabeleceram na Serra da Barriga, onde hoje é o município de União dos Palmares (AL). Depois de mais de um século, Palmares continua sendo um símbolo contra o preconceito racial.


Brigada 08 de Março - No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres recebiam um terço do salário do homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Como forma de oprimir as manifestações, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.


Brigada Tahrir - No dia 1º de janeiro deste ano, se deu início uma grande mobilização de trabalhadores e jovens por melhores condições de vida, na Praça Tahir, Egito. A partir de chamados pelo facebook, começou uma articulação convocando protestos em vários pontos da cidade. Mais de um milhão de pessoas caminhavam nas ruas fechando todas as passagens, e se encaminhando de diferentes partes da cidade para se reunir junto na Praça Tahrir.


Brigada dos Pinguins - A "Revolta dos Pinguins" começou com um protesto no dia 31 de maio de 2006, quando mais de 600 mil secundaristas foram às ruas de todo o país para lutar por melhores condições de ensino. As manifestações foram as maiores já vistas desde 1972. Os estudantes reivindicam a gratuidade para a Prova de Seleção Universitária e o passe-livre nos transportes públicos. O nome é uma referência aos uniformes azuis e brancos dos secundaristas da rede.


Brigada O'Axaca - Em 2006, explode um levante popular massivo no estado de O'axaca, no sul do México, quando dezenas de milhares de professores, donas de casa, comunidades indígenas, trabalhadores da saúde, camponeses e estudantes se apoderaram de 14 emissoras de rádio e uma emissora de televisão, utilizando-as para organizar, movimentar e finalmente defender sua luta por justiça social, cultural e econômica.


Aproveitem para conhecer a história de cada movimento e criar uma identidade para cada brigada. É um momento muito importante de interação entre os estudantes, seja na reunião depois do café, na divisão para debate após o painel ou varrendo o salão depois da cultural. o/
Se as brigadas funcionam, a programação também funciona!


Siga @Enecompa




_______________________________________________________________


Programação do Enecom

Você que nunca participou de um encontro do movimento estudantil, poderá tirar suas dúvidas nessa página. Onde vamos dormir? Como vai ser a alimentação? Dá tempo de dar uma volta pela cidade? Organizamos uma seleção de fotos para mostrar um pouco mais dos Encontros da ENECOS

Essa é a Grade de Programação do Encontro. São oito dias de encontro, sendo que o quinto dia será livre para passeios ou descanso.


Assim que as delegações começarem a chegar, os mobilizadores as levam para fazerem o credenciamento e pegar seus kit's (Bolsa, caneta, bloco de notas, etc.). Cada delegação fica alojada em uma sala de aula comum, com ar-condicionado. Alguns estudantes preferem ficar em barracas, nos camping, para ter mais privacidade. De qualquer forma, traga seu colchão e, no caso de ser inflável, não esqueça da bomba.

Chegada da delegação Pará no Enecom '08, RJ.
Delegação Pará no alojamento - Enecom '09 Ceará.
Todos os dias tem o Acorda. Eles são organizados pelas delegações. Se o acorda do 1º dia for do Rio de Janeiro, por exemplo, a delegação terá a função de acordar às 6h e passar de sala em sala cantarolando músicas, fazendo brincadeiras e usando de muita criatividade e delicadeza para acordar os encontristas.  Fazemos isso para garantir que os espaços não comecem com atrasos. 

Painel no Cobrecos '10 - SP.
Uma das brigadas reunida depois do painel. Enecom 10 - PB.

Painéis são como palestras, a diferença é que nos encontros da ENECOS, nós achamos muito importante que além do palestrante, os estudantes também possam falar e expor opiniões. A ideia é promover uma grande discussão. Então, no fim da fala da mesa, os estudantes se dividem em brigadas, cerca de 20 encontristas cada, e discutem o que foi exposto. Depois, um representante de cada brigada socializa o que foi discutido no microfone. E, então, a mesa pode responder as dúvidas e questionamentos.
   
Delegação Pará depois do almoço - Enecom '08 - RJ.

As refeições serão feitas no Restaurante Universitário (RU). Café, almoço e janta são servidos apenas nos horários estabelecidos. O número de refeições é o mesmo número de encontristas, por isso é importante que o estudante apresente e marque seu crachá antes de comer. Os estudantes que forem vegetarianos precisam avisar seu mobilizador estadual. Até o início de julho já precisamos saber o número de vegetarianos no encontro para garantir a alimentação de todos.

Para colocar em prática todas as discussões feitas e compartilhar conhecimentos entre todos os estudantes das diversas habilitações, acontecem oficinas, mini-cursos e o espaço de produção com os demais movimentos sociais. Você pode inscrever um mini-curso ou oficina. Fica de olho aqui no blog. Logo, logo publicaremos o edital.


Oficina Enecom Paraíba. 2010.

E para conhecer a cultura local, trocar experiências, interagir, bater-papo e extravasar, todos os dias tem programação cultural. Apresentações de várias manifestações culturais como poesia, música e dança estarão presentes no encontro. O espaço começa sempre às 22h e termina às 02h. É sempre muito divertido, mas não adianta pedir. A programação acabará sempre às 2h para garantir que todo mundo esteja de pé logo cedo e participe dos demais espaços.


Cultural Enecom.


E não esqueça: inscreve teu trabalho no #Enecom2011 que ainda dá tempo. Prorrogamos a inscrição de trabalhos no Simpecos, Artcom e Cinecom até o dia 10. Tira as traças daquele trabalho do ano passado, procura aquele vídeo que deu um trabalhão ou aquele artigo que de tão bom você queria que todo mundo lesse. Aqui no Enecom tem espaço para todas as produções. E, claro, certificados!

Cinecom - Erecom BSB.

Logo, logo, postaremos imagens e vídeos de outros espaços.

Qualquer dúvida, manda um email pra enecompara2011@gmail.com ou enecospa@gmail.com